domingo, 24 de novembro de 2013

"Zelinda de Oyá, dos mais velhos para os mais novos" LANÇAMENTO



Documentário 
 Zelinda de Oyá, dos mais velhos para os mais novos”, é um documentário sobre a importância da transmissão do conhecimento oral na religião de matriz africana, conhecimento este que resiste na religião através dos mais novos, pelo aprendizado vindo dos mais velhos. Com a simplicidade demonstrada pelos praticantes da religião, é possível perceber a resistência do respeito e valorização dos mais velhos no âmbito de uma comunidade religiosa de matriz africana. O trabalho tem como motivo a realidade de Dona Zelinda Esteves, Zelinda de Oyá, praticante do candomblé e que foi iniciada  ainda na juventude, mas que permanece firme em suas convicções religiosas, praticando-a aos 95 anos de idade e seu  encontro com a Yalorisá Fátima de Oxosse e  praticantes do candomblé da nação Ketu do Ile Ase Omo Ode Igbo. Dos momentos do cotidiano de um terreiro de candomblé, a forma como o conhecimento vai sendo transmitido com carinho por Dona Zelinda aos mais novos.
Dentro dessa perspectiva o documentário apresenta o candomblé para além das questões rituais e filosóficas, traduzidas pelo amor e dedicação de seus praticantes a este modo de vida.

Concepção, Roteiro e Direção
O Documentário é realizado pelos ativistas Manoel Justino da Silva filho, escritor, poeta e sobrinho de Zelinda de Oyá; e Margareth Ferreira, advogada e produtora de eventos. Ambos,  iniciados  no candomblé atuam na defesa da liberdade de crença.

Objetivo
O objetivo do trabalho é contribuir para a visibilidade, o reconhecimento, a valorização e o respeito a diversidade socioambiental e cultural dos povos e comunidades tradicionais levando-se em conta, dentre outros aspectos, os recortes de etnia, raça, gênero, idade, religiosidade, ancestralidade, orientação sexual e atividades laborais, entre outros.

Desafio
Proporcionar a reflexão sobre a necessidade de valorização dos saberes tradicionais, ancestrais e não formais  é o grande desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário