quarta-feira, 29 de junho de 2011

Herói Nacional

Um homem a frente de seu tempo


Abdias Nascimento sempre lutou por um ideal, a promoção do povo negro do Brasil no cenário cultural, político e intelectual. Pessoa que não deixa dúvidas que sua passagem pela vida não foi em vão. Um dos maiores defensores da cultura e igualdade para os Negros no Brasil, teve uma grande trajetória com uma produção e contribuição para os movimentos integralistas. Ações contundentes na Cultura, passando pela atividade de poeta (com a Hermandad, grupo com o qual viajou de forma boêmia pela América do Sul), até ativista do Movimento Negro, ator (em 1944 criou o Teatro Experimental do Negro).


Quando voltou do exílio (1968-1978), ingressou no campo da política (elegeu-se deputado federal de 1983 a 1987, e senador da República de 1997 a 1999), colaborador contumaz na criação do Movimento Negro Unificado (MNU-1978).

Professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque, mostrando o valor do Negro brasileiro e sua capacidade para o mundo. Casado quatro vezes. Sua terceira esposa foi a atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos, e a última a norte-americana Elizabeth Larkin, com quem teve um filho.

Aos 97 anos, no dia 23 de maio perdemos nosso grande líder. Agora fica para nós a saudade e, as lições deixadas. Homem que pautou sua vida em estratégias para “colorir” os espaços públicos, evidenciando os feitos Negros e defendendo políticas públicas que diminuíssem as enormes diferenças em nosso país.

Homem a frente de seu tempo sim, nascido pouco depois da abolição da escravidão, em nenhum momento utilizou-se de sua condição intelectual para “vender” ou por em “classificados” seus irmãos Negros. Por conta disso, é tarefa de toda entidade de Movimento Negro e de todo afro-descendente brasileiro, continuar a luta e nunca esquecer o legado deixado por Abdias do Nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário