quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuidando bem de mim

Envelhecimento


O Envelhecimento da população é um fenômeno cada vez mais crescente no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas, em 2025 o Brasil será a sexta maior população do mundo, contando com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Portanto envelhecer ativamente com qualidade é uma decisão que cada um deve fazer em benefício próprio.

Mas o que é envelhecer?

Envelhecer é um processo de maturação biológica, social, psicológica e cultural  inerente a todos nós. Pode ser entendido também, como uma consequência da passagem do tempo ou como um processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna velho. Não é o contrário de ser jovem, é simplesmente passar para uma nova etapa da vida.
Velho é aquele que tem diversas idades:
·       Idade do seu corpo,
·       Idade da sua história genética,
·       Idade da sua parte psicológica,
·       Idade da sua ligação com sua sociedade.
É a mesma pessoa que sempre foi.  Se foi um batalhador, vai continuar batalhando; se foi uma pessoa alegre, vai continuar se alegrando, se foi uma pessoa insatisfeita, vai continuar insatisfeita, se foi ranzinza, vai continuar ranzinza.
O velho é um mais: mais experiência, mais vivência, mais anos de vida, mais perdas, mais doenças crônicas, mais tempo disponível.
O envelhecimento apresenta os seguintes aspectos: o físico(externo e interno), os aspectos sociais que englobam a crise de identidade, mudanças de papéis, aposentadoria, diminuição de contatos sociais como também os aspectos psicológicos que evidenciam a dificuldade em se adaptar a novos papéis, falta de motivação, dificuldade de planejar o futuro e auto-imagem e auto-estima diminuídas. 
Devido a isto é importante que se busque uma vida saudável, com qualidade  satisfatória para um bom desempenho diário como: Se envolver com o mundo e com pessoas, compartilhar ideias, criar ambientes saudáveis, não ter receio de mostrar suas emoções, participar de atividades que lhe deem prazer, ter boa alimentação, praticar exercícios físicos com orientações e cuidar da saúde física e mental.
Ter um envelhecimento ativo é uma decisão saudável que só você pode escolher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário