terça-feira, 6 de janeiro de 2015

10 PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA



1. O QUE É MOVIMENTO NEGRO?
É um conjunto de organizações não governamentais, conhecidas também como sociedade civil organizada, que atua no combate ao racismo, preconceitos, discriminações e intolerâncias relacionadas a cor/raça/etnia das pessoas; desconstrução dos mitos de democracia racial; dar visibilidade a história da contribuição do negro na construção do desenvolvimento do Brasil; preservação das tradições culturais e artísticas de origem afro-brasileiras; construção de diálogo político sobre a implementação de políticas públicas para redução de desigualdades históricas em ocupação de espaços sociais, intelectuais e de poder.

2. O QUE É RACISMO?
É o sentimento de superioridade de um determinado grupo étnico/racial em relação a outro, diferente, fazendo ou contribuindo para que se criem mecanismos que impeçam ou prejudiquem a promoção social, funcional, intelectual ou qualquer tipo de melhoria do outro grupo. Essa superioridade pode gerar uma série de situações violentas como mortes, agressões físicas, bullyings etc.

3. PORQUE FALAR EM RAÇA SE SOMOS TODOS SERES HUMANOS?
Sim, esta é uma verdade. Mas raça neste caso é um conceito muito mais ligado a sociologia do que a biologia, porque nas ciências sociais ainda se encontra a identificação racial como Brancos, Negros, Indígenas e Orientais. Além disto, esta pergunta tem muito mais o objetivo de impedir o debate criando uma outra coisa para ser pensada do que aprofundar a preocupação com as diferenças existentes na sociedade decorrentes dos tratamentos diferenciados para as diferentes etnias.

4. MUITAS VEZES O RACISTA NÃO É O PRÓPRIO NEGRO?
Não. Isto é impossível. Como você pode observar para existir racismo é necessário que as pessoas envolvidas sejam de raças diferentes. Quando é um caso entre pessoas da mesma raça ou origem étnica chamamos de preconceito ou discriminação racial. Muitas vezes pessoas de uma mesma raça entram em conflitos decorrentes de uma educação de não valoriza outras etnias, senão a de origem ocidental branca, gerando o sentimento de negação de si mesmo, da baixa auto estima e outros danos psicológicos que muitas vezes impelem uma pessoa a depreciar e cometer atitudes preconceituosas com seus próprios

5. MAS NO BRASIL NÃO EXISTE RAÇA PURA, NÃO SOMOS TODOS MISTURADOS?
De certa forma isto é verdadeiro, mas esta é uma informação que somente é usada quando negros e indígenas exigem seus direitos de ocupação dos espaços que efetivamente lhes pertence, mas não para a distribuição equitativa de riquezas, postos de trabalho, representação visual na mídia em telenovelas e direitos a titulação de terras e benefícios vários no processo sócio econômico do país. Além disto durante muito tempo foi vendido para o mundo a ideia de que o Brasil diferentemente do que acontecia nos diversos países onde a escravidão negra ocorreu era um país onde negros e brancos viviam em plena harmonia, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito. Uma verdadeira DEMOCRACIA RACIAL. Tudo isto foi sendo desmentido pelo Movimento Negro que demonstrava e denunciava os casos de racismo, colocando-os na mídia, processando os responsáveis, fazendo passeatas, manifestações e pleitos políticos que acabaram por finalmente confirmar que o BRASIL É UM PAÍS como muitos outros ONDE O RACISMO EXISTE.

6. ENTÃO , O QUE É MITO DA DEMOCRACIA RACIAL?
É uma ideologia criada a partir do Livro Casa Grande e Senzala, de autoria do sociólogo Gilberto Freyre, de 1933, uma das principais obras sobre a formação da sociedade brasileira e seus grupos raciais componentes, que apesentava entre todos uma cordialidade e fraternidade que somente existia aqui, onde casamentos e uniões foram consagradas, fazendo com que os mestiços decorrentes do cruzamento dessas três raças constituíssem a super raça miscigenada de afro-brasileiros onde todos viviam em total igualdade de condições e oportunidades. O sonho de muita gente. Mas, infelizmente a realidade brasileira mostrava um Brasil onde os negros não podiam estudar, e analfabetos não podiam votar. Onde pessoas negras não podiam frequentar determinados clubes e ambientes sociais somente possíveis aos brancos. E para os indígenas, direitos diferenciados e a condição de relativamente incapazes.

7. SE EXISTE CONSCIÊNCIA NEGRA, POR QUE NÃO CRIAR A CONSCIÊNCIA BRANCA?
Esta é uma pergunta constante para aqueles que tentam explicar a necessidade dos negros e negras brasileiros vivenciarem uma outra forma de educar seus filhos e filhas, falando sobre a luta e as glorias de um povo de mesmo sofrendo todos os horrores de uma escravidão longa e cruel soube manter-se vivo, lúcido e construir famílias honradas, heróis nacionais, pessoas de bem, profissionais capazes. Mantendo viva sua cultura, sua religiosidade, seus mitos e crenças, seus valores e força vinda da sua africanidade. Enquanto os brancos nunca sofreram qualquer tipo de negação de sua raça e tudo o que lhes pertence é valorizado e sempre colocado como melhor do e mais bonito, perfeito e divino. Tudo o que é do branco é. Tudo o que é do negro não é, logo é preciso de consciência para a perfeita compreensão de seu valor e grandeza. Não há em momento algum uma demonstração de que somos todos iguais e todos merecemos manter viva nossa identidade e cultura.

8. SE SOMOS TODOS IGUAIS PORQUE ENTÃO COTAS RACIAIS? PORQUE NÃO MELHORAR A EDUCAÇÃO?
As cotas têm o objetivo de reduzir as desigualdades e equilibrar as enormes diferenças de oportunidades entre brancos, negros e indígenas em bancos universitários e postos de trabalho nas órgãos governamentais. Após mais de 100 anos do término da escravidão no Brasil, apenas 2% das pessoas que haviam concluído o ensino superior eram negras e isto não tinha nenhuma relação com a vontade de estudar, mas com a falta de mecanismos que possibilitassem a essas pessoas a inserção nas universidades. Cotas não são favorecimento, mas uma tentativa de reparação histórica para um país que realizou um fim de período de escravidão sem qualquer política pública de inserção social e econômica dos ex-escravidados, lançando-os ao léu. Abandonando-os a própria sorte.

9. QUEM É NEGRO NO BRASIL PARA AS COTAS RACIAIS?
Todos aqueles que se auto identificarem como negro. Ou seja aqueles que entendendo e reconhecendo sua origem étnica e racial se auto declararem negro, afro-brasileiros e pardos.


10. EXISTEM LEIS PARA QUEM SOFRE O CRIME DE RACISMO?
Sim. A Lei que instituiu o crime de racismo como inafiançável é a 7716/89 (Lei Caó) e é aquela que deve ser utilizada para punir aquele que comete o crime de racismo. Outras leis sobre o Negro na sociedade brasileira é a 10.639/03 (Sobre a Obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Africana) e o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL (12288/2010).


Fonte: Material informativo da Comissão de Promoção da Igualdade Racial Cabo Frio - 20ª Subseção

3 comentários:

  1. Com informação, formação, educação, interesse pelo tema com vontade de efetivamente absorver o que efetivamente está por trás dos discursos, é possível vislumbrar-se relativa mudança na compreensão dos viéses e recortes do debate. A impressão que temos quando lemos e avaliamos algumas perguntas e a da certeza de que muito temos a fazer e caminhar nessa estrada chamada RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, EXCLUSÃO. Conceitos 100% válido no meu país. Para a nona pergunta eu diria: Visite PRESÍDIOS, CASAS DE CUSTÓDIA, SISTEMA SOCIOEDUCATIVO. Por essas cotas ninguém briga ou pleiteia!

    ResponderExcluir